09/02/2016

Profissão Blogueira - Parte 2

Olá pessoal, tudo bem?
Resolvi retomar esse assunto aqui no blog, porque percebi que vocês se identificaram bastante.
No post passado (Quero ser blogueira) , eu falei como um “incentivo” sobre a escolha/vontade de ser blogueira. Nesse post vou focar em outro assunto: Como conseguir parceiros para o blog? Já digo de antemão que fechar parceria com as empresas não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas pensam que a vida de blogueira (o) é simplesmente escrever e ter estilo (o que eu particularmente já não acho fácil rs). É preciso bastante empenho.
Mas voltando ao assunto, como fazer para procurar parceiros?
Quando as empresas vão prospectar novos clientes para o seu negócio, elas montam uma apresentação referente a seus serviços não é? Pois bem, para prospectar novos parceiros, você pode fazer o mesmo com o seu blog. Essa apresentação tem um nome, chama-se MIDIA KIT. Vou deixar algumas dicas de como montar esta apresentação.


1 – Apresentação: Neste item você fará uma breve descrição do seu blog, citando qual o segmento, quando começou, quantas visitas diárias têm nos dias de hoje*. Se o blog tiver outras redes como Facebook, Twitter, Youtube, citá-las também, não se esquecendo de colocar quantos seguidores tem atualmente. É muito importante mencionar os números.
* Sempre colocar os dados referentes aos números de acessos da última atualização.

2 – Dados dos leitores: Para compor o Mídia Kit, você precisará saber qual o público mais acessa seu blog (homens, mulheres, idade), se os leitores costumam utilizar produtos que você indica, quais categorias de posts recebem mais comentários, etc. Como fazer para saber disso? É simples, monte um questionário no Google Docs e disponibilize no blog para que seus visitantes respondam. Existem vários modelos prontos deste questionário na internet.

3 – Possibilidades: Outra informação importante é expor para o parceiro de qual forma ele poderá ser divulgado no seu blog e/ou rede social. Pode ser um banner, posts publieditoriais, resenha de produtos patrocinados, apenas conteúdo editorial e assim por diante.

4 – Negociação: Se não tiver noção do quanto deve cobrar dos parceiros, entre em contato com outros blogueiros, peça dicas, ajuda de seus pais ou qualquer pessoa que entenda do assunto. Existem parcerias muito sólidas e corretas, como também existem as que querem levar vantagens. SEMPRE valorize o seu trabalho. Basicamente, são estes itens que você precisa apresentar ao futuro parceiro.

5 – Contato: Você irá realizar a busca de parceiros que tenham a ver com o segmento do teu blog. Quando encontrá-lo, envie sua apresentação por e-mail, fazendo uma introdução legal no corpo do e-mail ou então, entre em contato pelo telefone e combine qual a melhor maneira de você apresentar seus serviços.

Outra diquinha extra: Não adianta sair atirando para tudo quanto é lado, enviando e-mail para um monte de parceiros. Não importa se o seu blog tiver UMA parceria e não 10, pois a ordem é que o “sucesso” do parceiro seja construído através do seu blog e não ao contrário. Quantidade não quer dizer qualidade. Isso serve também para a quantidade de acessos diários em seu blog. Eu penso que vale mais a pena ter 50 leitores FIÉIS, que vão até sua página interessados em seu conteúdo, do que ter um milhão de visitas ao dia de pessoas que simplesmente clicam por clicar ou passam para deixar um comentário maldoso. Por isso, não se preocupem com os números, porque não existe coisa melhor do que receber um comentário positivo sobre algo que você fez, nem que seja um.
http://www.enquantoissomoda.com/

Espero que tenha dado para entender. Se tiverem dúvidas já sabem. Me procurem, deixem aqui nos comentários que eu respondo.
Beijos!
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